top of page

UM POUCO SOBRE NÓS

GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO

50anos GTT.png

O Grupo de Teatro Terapêutico (GTT), do Hospital Júlio de Matos, actual Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), desenvolve uma atividade de teatro específica na abordagem à doença mental, pois "obriga", promove, nos atores e demais participantes, a disciplina e regras do teatro, assim como, simultaneamente, aplica as regras terapêuticas.

​

O GTT surge em 1968 de um encontro entre técnicos de saúde mental do Hospital e doentes do Pavilhão de Homens, que resolveram levar avante uma experiência de teatro, possivelmente ocasional, mas que se mantém em funcionamento desde então, através do ator, encenador e dramaturgo João Silva, um dos fundadores do grupo, depois projeto.

​

Os elencos são constituídos por atores com a experiência da doença mental e, quando necessário e adequado, por outros sem tal experiência, que podem ser profissionais de teatro, técnicos de saúde, estudantes ou voluntários de áreas diversas.

​

A aproximação, diversidade, tem sido benéfica para uns e consolidante para outros. Cada peça de teatro é trabalhada no GTT em criatividade e idêntico profissionalismo como as demais apresentadas por uma outra companhia, mesmo profissional, mas nunca se descurando o lado terapêutico.

​

O projeto GTT, pioneiro, é simultaneamente uma terapia e uma libertação pela Arte, o teatro.

Equipa

IMG_20190429_175836.jpg

Os principais intervenientes do projeto são os atores do GTT. Tratam-se pessoas com experiência de doença mental que irão participar de várias formas, nos diferentes projectos, nomeadamente analisar, interpretar, ensaiar e levar à cena uma peça de teatro.

​

André de Carvalho e António Vicente, antigos assistentes do João Silva, fundador do GTT. Irão acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Grupo ao longo de todo o processo de criação artística, constituem a equipa de Encenadores e Direção de Atores do GTT.

​

A Terapeuta Ocupacional Isabel Cristina Calheiros responsável pelo Grupo de Teatro Terapêutico, tem também a cargo toda a mediação terapêutica entre os utentes e técnicos que participam no GTT

​

A Dança-Terapeuta Liliane Viegas, desenvolve um trabalho de corpo, movimento e expressão. Ambas trabalham em conjunto com a equipa de Encenadores.

​

Joana Freitas tem a seu cargo a produção e comunicação do GTT, é responsável pela produção do GTT desde 2011, com a colaboração da utente Lígia Reyes.

​

Ponto Terapêutico: ao longo destes anos temos vindo a contar com o apoio de voluntários ligados às mais diversas áreas artísticas e da saúde 

​

Cada projeto terá a colaboração de profissionais/criativos específicos de cada área, nomeadamente: Dramaturgia, Cenografia, Figurinos, Desenho de Luz, Caracterização, Música, etc. 

 

 

bottom of page