GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO
O M(eu) Pequeno Princípe - Sinopse
O Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos é uma proposta sobre a dinâmica criativa do processo construtivo em grupo, abrangendo um leque de potencial humano heterogéneo, numa procura de soluções, em cada caso, e num todo, que lhe permita ultrapassar as imposições surgidas pelo "sistema" onde se insere.
​
É uma experiência teatral onde a "leitura" do texto e o levantamento estético servirão sempre como suportes complementares.
​
Quando em 1968 se pensou concretizar uma realização teatral com doentes do Hospital Júlio de Matos, não se previa que essa primeira experiência viesse a ter uma continuidade, forçando
por vezes resistências alheias ao próprio movimento do grupo.
Assistia-se, nesses dias, ao pronúncio de uma mudança de "situações" que viria a culminar com o Abril de 1974.
​
A "liberalização" que se apregoava forçava os técnicos interessados no processo a acautelar o aproveitamento que trabalhos deste género desencadeiam em certas instituições como forma alienatória.
​
No entanto, se o processo foi, consecutivamente, pressionado, digamos mesmo, por vezes, violentado, indo ao ponto de nos sujeitarem a uma Censura Oficial dos Espetáculos, por razões várias que só num trabalho de grupo se consegue foi possível a feitura de seis textos em 10 anos.