top of page

GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO

50anos GTT.png
Encontro Arte e Terapia - Workshops

Workshop Método do GTT

Dia 1 de junho - Dia Inteiro (Das 10h às 17h)

Pretende-se nesta oficina proporcionar um primeiro contacto com o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Terapêutico, mostrando os seus principais pressupostos teóricos e elementos de prática artística e terapêutica. Procurar-se-á abordar, por um lado, as funções psicológicas mais relevantes no processo dramático e, por outro lado, como é que essas funções são exercidas neste grupo, de modo a ser possível atingir os objetivos do GTT, terapêuticos e artísticos.

 

Isabel Cristina Calheiros

​

Fez o Curso de Terapia Ocupacional na Escola Superior Saúde Alcoitão e estudou Psicologia Clínica no ISPA. Ao longo dos anos orientou a sua formação e a sua experiência profissional, para o trabalho com grupos e para a utilização das artes no processo terapêutico (teatro terapêutico, drama terapia, treino de competências sociais). Desempenha funções no Serviço de Reabilitação do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) desde 1988, faz parte da equipa técnica do Grupo de Teatro Terapêutico desde 1991. Atualmente é a responsável pelo GTT. Faz também parte da equipa técnica da Unidade de Formação Profissional do CHPL, onde desenvolve atividade de formação e apoio à (re)integração de pessoas com doença mental no mercado regular de trabalho.

​

André Carvalho 

​

Natural de Lisboa, é Licenciado em Informática e Gestão de Empresas (ISCTE-IUL), sendo actualmente Mestrando em Estudos de Teatro (FLUL). Em 2011 integrou o mISCuTEm, grupo de teatro universitário do ISCTE-IUL, onde participou como actor em vários espectáculos, até 2018. Entrou para o Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) do Hospital Júlio de Matos em 2013, onde desempenhou as funções de ponto-terapêutico, actor convidado, produtor e assistente do encenador João Silva. Hoje, é co-responsável pela área teatral do GTT, tendo como foco a encenação, a direcção de actores e a dramaturgia. É co-fundador da cooperativa Resina Teatro, que iniciou a sua actividade de 2016. É também revisor de textos em regime freelance, tendo trabalhado com as editoras Cavalo de Ferro e Elsinore

 

Teatro Playback

Dia 1 de junho - Manhã (Das 10h às 13h)

Este workshop pretende criar um espaço de encontro, onde xs participantes possam partilhar as suas histórias e emoções e vê-las representadas, de seguida, de forma improvisada. Neste espaço, sensível às necessidades de cada participante, iremos procurar explorar a forma mais conhecida do Teatro Playback – escultura fluída. Ao longo da experimentação criativa, xs participantes terão a oportunidade de colocar-se no papel de espectador(a), narrador(a) e performer, trabalhando de acordo com o modelo utilizado no Teatro Imediato, o primeiro grupo de Teatro Playback em Portugal. A sessão, ainda que na sua maioria pratica, vai abordar igualmente questões de ordem teórica.

​

António Vicente 

Nascido em Portalegre, criado em Estremoz e atualmente a viver em Lisboa, é Mestre em Teatro – vertente de Teatro e Comunidade, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Participa como facilitador de teatro no projeto Teatro de Identidades, como formador e ator no Teatro Umano e é um dos responsáveis da área de teatro, no Grupo de Teatro Terapêutico. É ainda cofundador do primeiro grupo de teatro playback em Portugal, o Teatro Imediato, e membro do Coro StaCcato. Em conjunto com João Silva e André Carvalho, funda, em maio de 2016, a Resina Teatro, CRL.

​

Sociodrama

Dia 1 de junho - Manhã (Das 10h às 13h)

Sessão vivencial de encontro onde o corpo é convidado a participar de forma expressiva, dramática, lúdica e espontânea, através de metodologias do Sociodrama.

​

Léa Kellermann 

Psicóloga e psicodramatista, especializada em “Sistémica familiar”, com experiência clínica e de grupos, quer como psicodramatista, quer como sociodramatista. Formadora no Projeto Internacional Erasmus + em sociodrama e dinamizadora de projetos como Sociodrama Publico com Arte, Sociodrama na Parentalidade e na Adolescência.

​

Indicações: Trazer roupa confortável

 

Arte-Terapia

Dia 1 de junho - Manhã (Das 10h às 13h)

Este Workshop tem como objetivo proporcionar aos seus participantes, através da utilização mediadores artísticos e num contexto criativo, o experienciar de vivências e sentimentos, onde a criatividade é palavra-chave.

Mais concretamente, ”RECICLAR SENTIMENTOS” propõe aos participantes a possibilidade de reconfigurar sentimentos.

“Por que será que estas “coisas”, chamadas sentimentos, transformam o jeito de olharmos e percebermos a vida, de fazermos as nossas escolhas e criarmos as nossas histórias?” Mônica Guttmann.

​

Célia Filipa Paulo 

Arte-Terapeuta / Psicoterapeuta sob supervisão, pela SPAT, formadora certificada.

Em 2005 licenciou-se em Sociologia pela Universidade Lusófona. A desenvolver uma intervenção de Arte-Terapia em contexto laboral com agentes de geriatria, em parceria com a IPSS, Centro Social Paroquial da Moita dos Ferreiros, Lourinhã.

​

Sónia Daniel 

Arte-Terapeuta pela SPAT, licenciou-se em Serviço Social em 2005, pela FCSH da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, é pós-graduada em Psicogerontologia, pelo ISPA. A desenvolver uma intervenção de Arte-Terapia em contexto laboral com agentes de geriatria, em parceria com a IPSS, Centro Social Paroquial da Moita dos Ferreiros, Lourinhã.

​

DANÇA MOVIMENTO TERAPIA (DMT)

Dia 1 de junho - Tarde (Das 14h às 17h)

“Quando a palavra não é suficiente...”

Para quem quer descobrir a Dança Movimento Terapia. os efeitos terapêuticos do movimento explorando os aspetos comunicativos, relacionais e criativos da Dança e da Linguagem Não Verbal.

​

Liliane Viegas
Licenciada em Psicologia Clínica no ISPA (2000) – Pós Graduada em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA -2003) e Pós Graduada em Dança Movimento Terapia e Linguagem Não Verbal na UAL (Lisboa) em 2005.Formação em Analise Bioenergética pela APAB/IIBA (2000/2006)Trabalha na qualidade de Dança Movimento Terapêuta no Serviço de Reabilitação do CHPL assim como na qualidade de Psicóloga Clínica e da Saúde /Psicoteraeuta (Especialidade pela Ordem dos Psicólogos Portugueses) na clínica Psiderme desde 2003 até à presente data.

​

Escrita Criativa

Dia 1 de junho - Tarde (Das 14h às 17h)

Nesta oficina vamos criar um espaço seguro e confortável para o (re)encontro da expressão individual a partir da escrita. Partiremos da ideia de “fluxo de consciência”, explorada por autores como Virginia Woolf ou José Saramago, como método de trabalho. E iremos solicitar todos os sentidos, nomeadamente o auditivo com a escuta de uma peça de William Basinski, para criar movimentos de tensão e libertação que propiciem o ato criador.

Esta oficina é também um laboratório de pesquisa aberto a todos, onde se promoverá a escrita como instrumento fundamental de autoconhecimento.

​

Lígia Reyes 

A 30 de Agosto de 1990 um incêndio deflagrava na encosta da Serra da Estrela. Conseguia-se ver as chamas desde o quarto em que nascia Lígia Reyes. Foi sob o signo do fogo que desenvolveu a sua sensibilidade estética e poética, levando para o resto da vida o calor extremo, cobrindo a sua arte de elementos que queimam. Entre a criação e a destruição da sua obra literária vai um pequeno passo. Alguns dos escritos que se salvaram foram publicados em revistas literárias (“A Sul de Nenhum Norte”, “Apócrifa – PLEC 8” e em turco na “Türkiye Dil ve Edebiyat DerneÄŸi”). Participou no projeto artístico “Dark Parables” de Paulo Romão Brás. Foi convidada para apresentar a sua obra no International Young Writers Meeting na Turquia. Trabalhou como copywriter. Publicou em 2019 a obra “Amor Peixe e outras loucuras” pela editora Urutau. Actualmente é Assistente de Produção no Grupo de Teatro Terapêutico em Lisboa.

 

Hugo Mamede 

Tem 29 anos e abriu em 2018 a editora Figura d’Urso, dedicada a literatura e à experimentação artística pelo livro. Questões associadas a política e identidade, ou à luta contra formas de repressão, interessam-lhe particularmente. É no diálogo inter-artes e na procura da expressão individual que pretende desenvolver o seu trabalho de pesquisa no âmbito da edição.

​

Musicoterapia

Dia 1 de junho - Tarde (Das 14h às 17h)

A musicoterapia em contexto de saúde mental - Relação, comunicação e expressão. Este workshop pretende sensibilizar os participantes para a disciplina de musicoterapia e do seu contributo na saúde mental.Trata-se de um workshop teórico e prático.

​

João Laureano

Psicólogo clínico e do aconselhamento. Musicoterapeuta certificado. Membro de direção de DevelopMind - Associação para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Juventude. Exerce musicoterapia no ensino especial, desenvolveu projetos de intervenção/investigação em musicoterapia no internamento de pedopsiquiatria do CHLC, interviu em unidades de ensino estruturado com crianças do espetro do autismo. Exerce clínica privada com crianças e jovens.

bottom of page