top of page

GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO

50anos GTT.jpg

A Nossa Quinta - Sinopse

A peça A NOSSA QUINTA é um texto conseguido de uma leitura da obra de George Orwell “Animal Farm”.

​

Fábula social e política A NOSSA QUINTA leva-nos à micro-sociedade dos animais em que “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros”, e onde a manipulação e a perversidade do totalitarismo impõem as regras de conduta dos que servem e dos que usufruem da riqueza que outros produzem.

​

Em A NOSSA QUINTA o esforço de uma maioria empreendedora, a ingenuidade de alguns, a perseverança e a luta de outros, ou mesmo a ganância, a sofreguidão, a arrogância de alguns tantos, todos animais da quinta dos senhores Almeida e Veludinho, são o espelho de uma identificação e da aproximação dos valores que bestas de uma qualquer quinta podem recriar do pior da monstruosidade humana.

​

Os humanos Almeida e Veludinho são expulsos da quinta pela rebelião dos animais. Os porcos, os animais da quinta mais esclarecidos e organizados, sub-repticiamente insinuam-se e tomam o poder.

​

As leis da igualdade, fraternidade e identidade animal são pervertidas e a repressão acontece.

​

Corrompe-se o sistema, fazem-se alianças, joga-se a justiça de Pilatos.

​

Os porcos querem o estatuto mais completo dos humanos, os humanos não se importam de serem iguais aos porcos.

​

O banquete final irá aproximá-los e branquear toda a loucura de um percurso sinuoso e torcicolar da exploração e da repressão, quando o poder corrompe.

​

João Silva

bottom of page